Árbitro de Game Show
Neste circuito, o feedback de Q é usado - este é um ponto importante. Quando o circuito é reiniciado, QA e QB estão BAIXOS e ambas as saídas Q estão ALTAS e, portanto, ambas as entradas de DADOS estão ALTAS.
Quando o CLOCK do flip-flop A recebe uma borda ascendente (conforme o botão A é pressionado), então QA fica ALTO e o QA correspondente fica BAIXO, fazendo com que os DADOS no outro flip-flop fiquem BAIXOS.
Agora, o flip-flop A tem DADOS = 1, então pressionar o botão A simplesmente continuará a fazer QA = 1. Como o flip-flop B tem DADOS = 0, pressionar o botão B continuará a fazer QB = 0. O circuito agora está bloqueado com QA = 1 e QB = 0.
O mesmo argumento se aplica se o botão B for pressionado primeiro, mas neste caso QB = 1 e QA = 0. Portanto, qualquer botão que for pressionado primeiro define sua saída como ALTA e bloqueia o circuito. Se o botão A for pressionado primeiro, QA fica ALTO e as saídas não podem ser alteradas pressionando o botão A ou o botão B. Se o botão B for pressionado primeiro, QB fica ALTO e a saída não pode ser alterada pressionando o botão A ou o botão B. QA e QB ficam BAIXOS quando o RESET é pressionado.
O circuito funciona usando feedback de Q para DATA para alterar o valor de DATA quando o clock recebe uma borda ascendente.
Para esta aplicação podemos utilizar o circuito integrado IC 4013, que é um flip-flop dual tipo D, como mostrado. Os dois flip-flops funcionam completamente independentes um do outro. Ou ainda o 74LS74.
O diagrama elétrico do circuito "Árbitro de Game Show" elaborado pelo Prof. Sinésio Gomes está disponível em: 25_06_01 FF_D - Árbitro de Game Show SRG;
© Direitos de autor. 2021: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/04/2021
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