segunda-feira, 10 de junho de 2024

AP 15.1 – Controle de retração e extensão do trem de pouso de aeronaves

Aeronaves têm trens de pouso que se retraem para dentro das asas e/ou fuselagem  para diminuir o arrasto durante o voo . O arrasto desacelera a aeronave, aumentando assim o tempo de voo entre dois lugares.
Por meio de vantagem mecânica , o piloto estende e retrai o trem de pouso operando a alavanca. O uso de uma corrente de rolos, rodas dentadas e uma manivela para diminuir a força necessária é comum. Sistemas de trem de pouso operados eletricamente também são encontrados em aeronaves leves.
Eles geralmente se estendem e retraem para dentro do corpo principal e são cobertos para dentro do quadro por meio de atuadores operados hidraulicamente. Os atuadores hidráulicos recebem sinais dos computadores e o quadro lógico por trás deles é como mostrado na figura 01.

Na tabela verdade a seguir é indicado que duas tabelas verdade são mostradas no estado estendido e retraído. 
  • E Lógica - Se todas as engrenagens estão enviando os mesmos sinais, seja lógico zero ou lógico 1, então significa que todas estão na mesma posição (estendidas ou retraídas)
  • Lógica NOR: Se alguma das engrenagens que não estão alinhadas - lógica não for a mesma que a outra, ele envia lógica 0, indicando alguma falha ou aviso de que nem todas as engrenagens estão alinhadas.
Portanto, a partir da lógica acima, podemos implementar o circuito lógico onde todas as portas precisam ser iguais por meio da lógica NAND para indicação de posição correta dos três trens de pouso.

© Direitos de autor. 2021: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/04/2021 

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