domingo, 14 de março de 2021

EX32 - Programação Arduino com "Display Touch Arduino Shield": Tic Tac Toe - Jogo da velha

Figura 01 - Tic Tac Toe

    Tic Tac Toe (no Brasil - jogo da velha) é um jogo para dois jogadores,  X  e  O , eles se revezam marcando os espaços em uma grade 3 × 3 normalmente desenhada no papel. O jogador que conseguir colocar três de suas marcas em uma linha horizontal, vertical ou diagonal, ganha o jogo. No tutorial de hoje, mostrarei como construir o jogo tic tac toe usando o Arduino e um display TFT touchscreen. 
    Assim como o jogo tic tac toe normal, terá dois jogadores, mas, neste caso, o primeiro jogador será o computador. Acredito que este jogo seja uma ótima introdução à programação de jogos e à Inteligência Artificial, embora não vamos usar nenhum Algoritmo de Inteligência Artificial neste jogo, vamos entender porque os Algoritmos de Inteligência Artificial são necessários em jogos mais complexos.
Figura 02 - Algoritmo do Tic Tac Toe

    
Nosso objetivo com o código é simples, estaremos criando três telas. A primeira tela carregará o botão de início do jogo que, quando pressionado, levará ao próprio jogo. A segunda tela é a própria tela de jogo onde o usuário estará jogando com o computador. A jogabilidade é projetada de forma que o Arduino seja reproduzido primeiro, após o que o jogador individual pode então fazer seu movimento simplesmente tocando a tela e assim por diante. O jogador que consegue colocar três de suas marcas em uma linha horizontal, vertical ou diagonal ganha o jogo, mas eu projetei o jogo de forma que o computador não seja capaz de perder, o melhor que um bom jogador obterá do jogo é um empate.
Figura 03 - Opções do Tic Tac Toe

    
O código do projeto é bastante complexo e, após o download, você verá que ocupa mais de 600 linhas, o que pode ser muito longo para explicar, então irei apenas repassar o conceito. O fluxograma do jogo é mostrado na figura 02.    Quando o jogo começa, o computador escolhe jogar de qualquer canto aleatório e então espera que o jogador humano faça seu próprio movimento. 
    Após a primeira rodada, o jogo verificará cada uma das outras rodadas, se o jogador humano pode vencer com sua próxima jogada. Se for possível vencer, o jogo bloqueia a jogada. Para tornar o jogo interessante e dar uma chance ao jogador humano, às vezes não bloqueamos os movimentos e jogamos em um local aleatório.

O Código do "Tic Tac Toe " do "Display Touch Arduino Shield" está disponível em: 21_03_17_Tic_Tac _Toe _com_"Display_Touch_Arduino_Shield", juntamente com o Graphics_C.

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/03/2021

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