quarta-feira, 10 de março de 2021

EX29 - Programação Arduino com "Display Touch Arduino Shield": Controle de acesso

Figura 01 - Tela de controle de acesso.
    Esta atividade como objetivo construir o desenho de um painel de acesso com senha. Para fazer isso, inicializamos os botões que iremos utilizar para digitar a senha de acesso, fazemos isso através do método "Init Button" que recebe como parâmetros: Referência do objeto de acesso a tela,  posição X na tela, posição Y na tela, altura, largura, cor da borda, cor de preenchimento do botão, cor de preenchimento do botão ao ser apertado, texto que deve ser escrito no botão e tamanho da fonte.

    Temos também que definir o locar para escrever a senha de acesso na tela, para fazer isso, iremos criar um retângulo branco na tela, onde a string será escrita a medida em que os botões forem sendo pressionados. O resultado será semelhante ao da figura 01.
Figura 02 - Tela de acesso autorizado.
    A leitura da tela é realizada através da função "Obter Toque", que é responsável por descobrir se a tela foi pressionada ou não, e além disso determinar em qual posição (x,y) a tela foi pressionada. Para determinarmos se de fato um clique na tela foi feito, utilizamos o bloco if e verificamos se a força feita é maior do que o valor mínimo determinado.
    Se o botão tiver sido de fato pressionado, a variável pressed receberá o valor true, caso contrário terá como resultado false. esse valor será posteriormente utilizado em um bloco if onde caso o botão tenha sido realmente pressionado iremos além de atualizar a variável pressionado para true, obteremos as cordenadas x e y de onde foi feito o toque.
Figura 03 - Tela de acesso negado.

 Temos também a função "Check Pressed" responsável por executar todos os comandos associados aos botões, sendo eles: escrever adicionar a senha digitos de 0 a 9; apagar o último caractere digitado; realizar uma tentativa de acesso ao sistema e mudar a animação do botão quando ele for pressionado.
    Inicialmente, mudamos a animação de algum dos botões através da função "Draw Button", ao receber o parâmetro true altera a cor do botão para preto, que definimos no início do código através do "Init Button". Logo em seguida, chamamos uma função denominada "Espera Soltar".
Figura 04 -  "Controle de acesso"

    
Dentro da função validar acesso, iremos realizar a validação da senha, comparando a senha digitada pelo usuário e a senha padrão. Para isso, iremos simplesmente comparar a nossa string senha com o define "SENHA VALIDA", caso o valor seja igual, mostramos a mensagem “Acesso Autorizado”, aguardamos um total de 3 segundos e voltamos a tela de acesso. Caso contrário mostramos a mensagem “Acesso Negado” aguardamos um total de 3 segundos e voltamos a tela de acesso.

Código do "Controle de acesso" do "Display Touch Arduino Shield" está disponível em: 21_03_17_Controle_de_acesso_com_"Display_Touch_Arduino_Shield".

Referência: Almeida, Danilo: << Primeiros passos shield lcd tft 2.4" touchscreen >>.

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/03/2021 

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