domingo, 15 de setembro de 2002

Experimento 5 - Flip-flop Reset-Set com porta Enable (RS-E Latch)

O conceito de feedback não é apenas um jogo mental. Ele forma a base para uma classe inteira de circuitos, travas e, finalmente, flip-flop.

Considere o circuito mostrado, construído com portas NOR . Este é um circuito latch clássico . Por causa de sua funcionalidade, ele é chamado de RS latch , onde R significa " RESET " e S significa " SET ".

RSQQ'
00armazenado
0110
1001
11não definido

Tabela verdade RS Latch.

Diagrama de circuito RS Latch.

Devido ao feedback, uma tabela verdade incomum é produzida...

  • Se R e S não são iguais Q segue S e Q' segue R.
  • Se R e S forem iguais a 0 , o circuito armazena os últimos resultados de Q e Q'.

Circuito de uma trava RS . ( Ampliar )

Ao configurar o circuito, isso se tornará mais evidente para você. Ao conectar a bateria, Q ou Q' acenderá. Isso é determinado pelo acaso.

Suponha que Q esteja aceso, você pode usar o interruptor de botão R para alternar os LEDs acesos: Q' acende e Q apaga. Com S você alterna tudo de volta.

Se você soltar ambos os botões, o circuito armazena qual botão você pressionou por último... Ou R ( Q' =1, Q =0) ou S ( Q =1, Q' =0). Tente isso por algum tempo.

Para deixar ainda mais claro como as travas armazenam informações, você expande a trava RS no último experimento.

Agora, você expande seu latch RS. Dessa forma, você altera o comportamento e, portanto, a lógica do latch. Isso ajuda você a entender como armazenar informações com lógica booleana.

Considere o diagrama de circuito mostrado. Você reconhece a trava RS e a extensão. A extensão evita o estado indefinido ( R =1, S =1). Além disso, as entradas são renomeadas para D e E , onde D significa " DATA " e E para " ENABLE ".

DEQQ'
0001
1010
01armazenado
11armazenado

Tabela verdade DE Latch.

Diagrama de circuito DE Latch.

A tabela verdade também mudou...

  • Se E for definido como 0 , você pode usar D para alternar livremente entre Q e Q' ... Q segue D. Q' mostra o resultado oposto.
  • Se E for colocado em 1 , o circuito armazena o último valor de Q e Q' .

Circuito de uma trava DE . ( Ampliar )

Imagine agora, você quer armazenar um pedaço de informação ( D ) . Para isso, você troca E para 0 , você insere a informação usando D e coloca E de volta para 1 . Agora sua informação está armazenada.

Os flip-flops são muito versáteis e podem ser encontrados em uma variedade de aplicações digitais . Mas mais sobre isso em outros tópicos.

Por enquanto este foi o último experimento sobre este tópico...

Tabela verdade RS com Clock.
A figura ao lado ilustra o símbolo lógico para um flip-flop RS que é acionado na borda de subida do sinal de clock. Essa condição implica que o estado do flip-flop só pode mudar quando a entrada de clock transita de 0 para 1. As entradas S e R controlam o estado do flip-flop.

© Direitos de autor. 2023: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/05/2023

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