O conceito de feedback não é apenas um jogo mental. Ele forma a base para uma classe inteira de circuitos, travas e, finalmente, flip-flop.
Considere o circuito mostrado, construído com portas NOR . Este é um circuito latch clássico . Por causa de sua funcionalidade, ele é chamado de RS latch , onde R significa " RESET " e S significa " SET ".
Tabela verdade RS Latch. | Diagrama de circuito RS Latch. |
Devido ao feedback, uma tabela verdade incomum é produzida...
- Se R e S não são iguais : Q segue S e Q' segue R.
- Se R e S forem iguais a 0 , o circuito armazena os últimos resultados de Q e Q'.
Circuito de uma trava RS . ( Ampliar ) | Ao configurar o circuito, isso se tornará mais evidente para você. Ao conectar a bateria, Q ou Q' acenderá. Isso é determinado pelo acaso. Suponha que Q esteja aceso, você pode usar o interruptor de botão R para alternar os LEDs acesos: Q' acende e Q apaga. Com S você alterna tudo de volta. Se você soltar ambos os botões, o circuito armazena qual botão você pressionou por último... Ou R ( Q' =1, Q =0) ou S ( Q =1, Q' =0). Tente isso por algum tempo. |
Para deixar ainda mais claro como as travas armazenam informações, você expande a trava RS no último experimento.
Considere o diagrama de circuito mostrado. Você reconhece a trava RS e a extensão. A extensão evita o estado indefinido ( R =1, S =1). Além disso, as entradas são renomeadas para D e E , onde D significa " DATA " e E para " ENABLE ".
Tabela verdade DE Latch. | Diagrama de circuito DE Latch. |
A tabela verdade também mudou...
- Se E for definido como 0 , você pode usar D para alternar livremente entre Q e Q' ... Q segue D. Q' mostra o resultado oposto.
- Se E for colocado em 1 , o circuito armazena o último valor de Q e Q' .
Circuito de uma trava DE . ( Ampliar ) | Imagine agora, você quer armazenar um pedaço de informação ( D ) . Para isso, você troca E para 0 , você insere a informação usando D e coloca E de volta para 1 . Agora sua informação está armazenada. Os flip-flops são muito versáteis e podem ser encontrados em uma variedade de aplicações digitais . Mas mais sobre isso em outros tópicos. Por enquanto este foi o último experimento sobre este tópico... |
A figura ao lado ilustra o símbolo lógico para um flip-flop RS que é acionado na borda de subida do sinal de clock. Essa condição implica que o estado do flip-flop só pode mudar quando a entrada de clock transita de 0 para 1. As entradas S e R controlam o estado do flip-flop.Tabela verdade RS com Clock.
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